sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Alagoas se mobiliza para aprovação do PEE

O Pleno do Fórum Permanente de Educação de Alagoas (FEPEAL) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (08), no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas Antônio Gomes de Barros(CEPA), em Maceió, para definir estratégias de mobilização para aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE). O Projeto de Lei (PL) do PEE está na Casa desde 29 de julho e atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça. "Iniciamos um diálogo com a Comissão de Educação no sentido de darmos início as audiências públicas para ouvir a sociedade". A explicação é do coordenador do Fórum de Educação de Alagoas, Juliano Matias de Brito, que se reunirá com a relatoria do Projeto na Assembleia na manhã desta sexta-feira.

Para o coordenador do Fórum de Educação de Alagoas "o Plano Estadual de Educação é de vital importância para a educação alagoana, que amarga os piores indicadores". Juliano ainda afirma que o Fórum, com suas entidades, farão o possível para que o Plano seja aprovado. "Temos buscado o entendimento dos parlamentares e do governo quanto a sua relevância para Alagoas" detalha.

Encontro do Fórum de Educação de Alagoas. Fotos: FEE/AL

No encontro desta quinta, ainda estiveram em discussão as ações iniciais do Fórum em relação a algumas pautas. A primeira é a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), que teve texto apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) (conheça o texto). A segunda é a Base Nacional Curricular Comum (BNC) - que teve o texto preliminar apresentado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e está em processo de consulta pública (saiba mais). E por fim, a Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica exposto em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). As novas Diretrizes foram relatadas pelo membro do FNE pelo CNE, Luiz Dourado e homologadas pelo Ministério da Educação (veja o documento). O FEPEAL criou Grupos de Trabalho (GTs) para cada uma destas temáticas que darão continuidade aos debates.

Assessoria de Comunicação do Fórum Nacional de Educação
http://fne.mec.gov.br/noticias/912-alagoas-se-mobiliza-para-aprovacao-do-pee